“Vai Caminhando” (Guilherme Kerr/Nelson Bomilcar)
“Vai Caminhando (Guilherme Kerr/Nelson Bomilcar)”
Vencedores Por Cristo
Álbum De Vento em Popa, 1977
(Por Elvis Tavares)
O álbum setentista De Vento em Popa é uma gravação em vinil verdadeiramente épica para a música cristã contemporânea então saída da genialidade divinal dos integrantes do grupo.
Uma das pérolas do memorável disco leva o título de Vai Caminhando. Um primor de canção iniciado pela letra escrita na melhor das medidas, passando pelos vocais do trava-línguas ‘tabadá-pabadá’ até à soma com a execução impecável dos instrumentos.
Exemplo: o baixo elétrico tocado por Nelson Bomilcar tem um desenvolvimento excepcional no desenrolar de Vai Caminhando conseguindo ser simultaneamente sutil e marcante (esta última com toda a redundância).
Da mesma forma tem-se a maestria no som da bateria de Flávio Barros mostrando o porquê da libertação do instrumento da pecha eclesiástica daqueles anos que o tinha como percussão profana.
Se ainda perdurasse tal preconceito com a bateria nos meandros religiosos sequer poderia ser mencionado aqui que Flávio Barros faz a famosa virada na bateria apelidada nos estúdios de gravação de ‘virada amada amante’, numa referência direta ao modo de tocar do baterista na exitosa música do cantor Roberto Carlos.
Em havendo o bloqueio do pseudovídeo você poderá ouvir ‘Vai Caminhando” no especial sobre as bandas cristãs aqui: