Quer ver algo diferente? Conheça Amsterdã!
Quer viajar pra um lugar diferente, encontrar coisas diferentes das que você conhece? Então esta é uma boa dica.
O ano era 2011 e estávamos no início do mês de maio quando cheguei a Amsterdã, na Holanda. Lá fazia muito frio, especialmente a noite.
Já fazia muitos dias que estávamos numa viagem vindo de outros países da Europa.
Descemos no aeroporto Schiphol e pegamos um trem até o hotel em Amsterdã, que ficava ao lado da estação de trem. Era um trem confortável e muito bonito.
Quando saímos da estação tive a visão de um tipo de cidade que não parecia com nada que tenha visto. Era uma cidade com prédios bem antigos e a cidade era rodeada por um canal onde barcos fechados ancoravam. Alguns turísticos e outros eram tipo casa mesmo e pessoas moravam ali.
Essa é uma cidade que digo: quer ver algo diferente, conheça Amsterdã. Me surpreendeu.
Me lembro que quando cheguei fiquei espantada com a quantidade de bicicletas estacionadas em frente ao hotel, talvez por causa da estação, que era ao lado e as pessoas as estacionavam ali para ir ao trabalho de trem. Todo mundo lá tem bicicleta e é o transporte principal da cidade. Estavam presas em correntes ou cadeados e em postes.
Na manhã seguinte vimos uns guardas rebocando algumas bicicletas porque estavam estacionadas indevidamente e me espantei mais uma vez…rsrs. (como assim???)
As bicicletas ficam meio que amontoadas quase em cima umas das outras devido ao pouco espaço.
Elas também são obrigadas a respeitar o sinal de trânsito e fica aquele monte de bicicleta em frente ao sinal esperando abrir e respeitam a sua mão, ficando do lado certo da rua.
Soubemos que o Parque Keukenhof estava aberto naquele período para visitação. Este é o maior jardim de flores do mundo. Este parque abre desde meados de março até a primeira quinzena de maio e eu estava lá para visitá-ló. É uma visita maravilhosa com muitas cores e flores lindas. Tulipas são as principais e eles tem uma seleção de 800 variedades de espécies de todas as cores. Além de muitas outras variedades de flores.
Visitei um orquidário que tinha orquídeas em tamanho gigante, maior que a cabeça de um homem. Todas lindas!!
Muita coisa pra ver e conhecer, afinal são 32 campos de futebol de plantação. Uma maravilha!!
Você pode fazer um passeio de barco pelo canal que contorna a cidade. É bem diferente e eu fiz.
Existem muitos outros lugares a visitar como o museu de cera Madame Tousseou, o museu Anne Frank, fábrica de cerveja Heineken e outros mais.
Você pode querer saber, e a questão da erva que é liberada no país? Sim. Lá tem lojas especializadas e vendem balas, bombons, chocolates, pirulitos, bolos e outras coisas feitas que levam a tal “canabis”. Eu visitei uma delas. São lojas normais como “bomboniere “. Não nos sentimos em risco andando a pé pela cidade por causa disso. Aliás, uma única vez paramos e pensamos: “vamos aguardar”. Porque estávamos entrando em uma das muitas ruelas, pois é uma cidade antiga, e vinha um grupo com uns 3 ou quatro rapazes e o cheiro pairava no ar enquanto a fumaça subia. Pareciam meio bobos falando alto e rindo à toa, mas passaram por nós tranquilos e foram embora.
Teve um dia, pela manhã, que fomos a uma praça bem ampla perto de um shopping e a praça estava lotada de gente e ficamos perguntando porque aquelas pessoas estariam ali, sentadas pelas calçadas, muretas conversando sem fazer nada (pelo menos achávamos isso), ao fim consideramos que estavam ali para aquecer, pois era um dia de sol.
Bem, essa foi uma viagem inusitada e um pouco diferente de tudo que a gente tinha visto.
Dica: eles falam inglês, além da língua nativa, mas o inglês deles é um pouquinho diferente, tipo um brasileiro com sotaque…rsrs.