História do Gospel em São Paulo

Olhando pelo retrovisor

Nossa proposta é mostrar pela ótica de SP a história da música gospel, como também falar de surgimento de importantes igrejas (como o nascimento da Cristo Salva), das bandas que fizeram e ainda fazem história, e entre tudo isso, curiosidades, eventos e informações que talvez não tenha chegado para outros estados ou países onde o Reviva Gospel anos 80 90 tem acesso.
Partindo desse ponto, em uma conversa ou outra, me vem lembranças e fatos que acho interessante em dividir com você, sim, você caro leitor.

Ouvi uma frase de um grande produtor, compositor, cantor e também pastor, chamado Gerson Ortega, dizendo sobre lembrar dos primórdios da música evangélica mais ou menos assim: “grandes nomes que abriram à picaretas estradas, fizeram asfalto, para hoje o pessoal andar a 150, 180 K/h. Depois que uma estrada é asfaltada, ninguém quer mais saber quem fez.”

Aos mais novos, Ortega foi um dos componentes dos Vencedores por Cristo, um grupo musical que faz parte de uma missão cristã de mesmo nome, fundada no Brasil em 1968, pelo pastor norteamericano Jaime Kemp. Esses, o VPC, são um dos pioneiros na produção de música cristã no Brasil. Vale citar também alguns outros nomes, Nelson Bomilcar, João Alexandre, Asaph Borba, Sérgio Pimenta, Guilherme Kerr, Jorge Camargo, Lucitânia Egg, Jorge Rehder, e um que é pouco citado ou muitos não sabem, Adhemar de Campos!

No início, houve muitas dificuldades de gravação, em muitos casos em 2 canais apenas, local de gravação inusitado onde, certa vez, foi colocado colchões para dar uma certa acústica, (isso já aconteceu com Asaph Borba e Bené Gomes, em uma gravação para o Koinonya) entre outras hilárias porém, trabalhosas situações que nos deixou histórias na História. A partir daí as coisas vão mudando paulatinamente e vão aparecendo bandas que fazeram parte do cenário, mesmo antes do chamado “Boom” do gospel nos anos 90, algumas delas são:
Actos 2, início de 1985, (3 trabalhos), depois Silas Furtado muda o nome da banda, em 1993, para Kadoshi (Santo) – em breve vou lhe contar como tudo aconteceun-, na sequência sai o lendário disco “Compromisso” (1993).

Banda GerD ou Grupo  Encontro Real com Deus, em 1984, com gravação do seu 1º trabalho  “Jesus Cristo É...” (1987).

Banda Rara ou  Reunidos Adorando Reunidos Amando, em 1985, gravando com o cantor Jésa Mangabeira  “Rios Fluirão” (1985), e seu 1º trabalho em Fita k7 “Amar a Deus” (1987), mas teve seu alge a partir do LP Humanidade (1990).

Oficina G3, em 1987, com sua primeira gravação totalmente inusitada, numa casa de show e ao vivo, o disco apenas com o nome “Ao Vivo” (1990), gravado  no Dama Xoc.

E ainda :
Katsbarnea, em 1988, gravando no mesmo ano sua fita k7 “O Som Que Te Faz Girar“.

Banda Resgate, em 1989, gravando seu trabalho “Vida, Jesus e Rock’n Roll” (1991).

Troad, em 1992 que também grava seu 1º trabalho “Águas”.

Surge então muitos eventos evangélicos em praças, parques, ginásios e até estádios de futebol. Um deles bem conhecido é SOS da Vida, um evento que tem como finalidade unir jovens pela música, seja ela Rock, Soul, Hip Hop, Metal, Samba,  e uma infinidade de estilos e gostos. (RM6, Patmus, Livre Árbitro, Praise Machine…)
Além de propor aos jovens o entretenimento, parte da arrecadação é doada aos trabalhos de assistência social da fundação responsável. Mas isso iremos detalhar nas próximas semanas.
Grande abraço e até lá.

Praise the Lord
Fábio L Fonseca
    (Locutor)

Um comentário em “História do Gospel em São Paulo

  • 12/05/2020 em 02:43
    Permalink

    achei interessante o artigo, mas me permitam uma observação; apesar da doutrina unicista que divide opiniões, a Banda Voz da verdade não poderia ficar de fora desse artigo, teve seu inicio no final dos anos 70 e até hj permanece com Louvores de qualidade.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *