Doenças do Inverno: saiba quais são e como se prevenir

Neste sábado, 20 de junho de 2020, começa o inverno que divide opiniões: tem quem espera pela sua chegada e quem não vê a hora de ele ir embora. Contudo, independente do grupo que você esteja, alguns cuidados são importantes para garantir a sua saúde na estação mais fria do ano.
Com o início do inverno, o frio, somado à baixa umidade do ar e à maior concentração de poluentes, se torna o principal desencadeador de doenças, como gripes e resfriados, asmas, bronquites, amidalites, pneumonias, rinites alérgicas e dores de ouvido. Por possuírem sintomas muito parecidos, como dores, febre acima de 38ºC, mal-estar, tosse, coriza, espirros frequentes e coceira na garganta, a população costuma confundir essas enfermidades. Crianças e idosos, por terem a saúde mais frágil, são os mais afetados, mas com alguns cuidados é possível minimizar os efeitos que essas doenças geram na saúde e no bem-estar de muitas pessoas durante esse período. Cada uma das doenças de inverno tem sua característica própria. Por isso, para aproveitar com saúde, é importante conhecer informações básicas sobre as mais comuns e os cuidados necessários para a prevenção e o tratamento adequado desses problemas.

• Gripes e resfriados: embora tenham sintomas aparentemente semelhantes, a gripe e o resfriado são doenças diferentes. O resfriado costuma ser mais comum e simples de tratar. Dura entre quatro e cinco dias, mas pode se prolongar por até duas semanas. Provoca coriza, obstrução nasal, tosse, dor de cabeça, dor de garanta, febre baixa e espirros. É transmitido pelo contato direto entre pessoas. Analgésicos e antitérmicos podem aliviar os sintomas. A gripe, causada pelo vírus influenza, é mais grave e costuma ter duração mais longa. Além dos sintomas do resfriado, provoca febre alta de instalação abrupta, dores pelo corpo e fadiga.
• Asma: comum em crianças, mas também presente em adultos, a asma é uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar;
• Amidalite: é uma inflamação das amídalas causada por vírus ou bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre e mau hálito;
• Bronquite: inflamação dos brônquios que impede a chegada do ar aos pulmões. Seus principais sintomas são tosse seca com chiado seguida por tosse com catarro;
• Dor de ouvido ou otite: muito comum em crianças e, normalmente, causada por vírus e bactérias que infectaram a garganta e migraram até o ouvido;
• Pneumonia: é uma infecção aguda dos pulmões causada por bactérias, vírus ou fungos. Ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou crise das “bronquites fortes”;
• Rinite: é a mais comum das doenças alérgicas causada pela inflamação ou irritação da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz;
• Sinusite: é a inflamação das cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas que provocam dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos;
• Alergias: são reações causadas por repulsa a tipos de elementos como pelos de animais, mofo, tipos de tecidos, poeiras, perfumes, entre outros. Os sintomas para a identificação de alergias vão desde um espirro a coceiras e tosses.
Confira 5 cuidados que irão te ajudar a ficar mais saudável nesse inverno:

• Não descuide da alimentação
O inverno é convidativo para entrar embaixo das cobertas e comer vários alimentos gostosos e calóricos, mas cuidado! Muitas calorias não são sinônimo de muitos nutrientes nem vitaminas. Alguns alimentos são essenciais para manter sua saúde durante o inverno. O ideal nessa época é consumir alimentos ricos em Vitamina C, como laranja e brócolis, porque essa propriedade nos ajuda na proteção do sistema imunológico. E claro, beba bastante água.
• Renove o ar dos ambientes
Deixar tudo bem fechado para não entrar nenhum ventinho. Parece uma boa ideia para o inverno, não é? Não mesmo. É muito importante abrir as janelas durante algumas horas do dia para renovar o ar do ambiente. Deixar as janelas sempre fechadas aumenta a chance do desencadeamento de doenças virais transmitidas pelo ar. Isso vale para a sua casa, escritório e até para o transporte público.
• Atenção para as roupas e cobertores
Com a chegada do frio, tiramos do fundo do armário aqueles casacos grossos e cobertores que não vimos o ano interno. Antes de usá-los, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente para quem tem alergias respiratórias. O ideal é lavá-los e deixa-los secando ao sol, para remover todas as impurezas impregnadas pelo tempo guardado.
• Higienize as mãos
Prevenção nunca é demais e a melhor forma de fazê-la é higienizando as mãos. Esse hábito tão importante previne e reduz as chances de infecções por vírus e bactérias.
• Não se esqueça do filtro solar, mesmo no inverno
Normalmente associamos o uso do filtro solar ao verão, mas não é porque no inverno o sol não aparece com tanta intensidade, que devemos esquecê-lo. Até mesmo nos dias mais frios, os raios solares nocivos conseguem ultrapassar as nuvens do céu nublado. Evite sair de casa sem um bom filtro solar com, no mínimo, FPS 30.
Aqui vai uma receitinha de Lip Balm para hidratar os lábios.

“A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui.”( Eclesiastes 7:12)

LIP BALM #makeup

– 1 potinho
– 1 espátula
– 1/2 sachê de óleo de côco
– Corante alimentício / Suco em pó / sombra / giz de cera atoxico

Colocar o óleo de côco no potinho e misturar a cor desejada, eu usei um serum para potencializar a hidratação e já deu uma corzinha e um brilho, coloquei uma sombra perolada e uma gota de lip tint.

Colocar 5 minutos na geladeira para firmar.
Passe nos lábios para hidratar e evitar ressecamento.

Dra. Renata Camore

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *