Uma viagem linda com baixo custo e excelentes passeios

Eu queria muito viajar nas férias, mas estava com pouco dinheiro. Apenas o suficiente para uma viagem curta e por perto de casa mesmo.
Mas meu sonho era viajar com minha família e queria que fosse com uma passagem aérea porque eles nunca haviam viajado de avião.

Essa ideia ficava cada vez mais forte e eu comecei a sonhar com isso. Passei a olhar alguns lugares a ir e ver as possibilidades. Analisei os locais que poderia visitar nas cidades e o custo dos passeios e se estes lugares me encantavam porque queria que fosse especial.
Meu marido olhava pra mim e dizia: “Não tem dinheiro pra isso não, mulher!” E eu respondia: “to só olhando..”

Escolhi ir por dois lugares como opção, quase antagônicos, mas me despertavam curiosidade e desejava conhecer. Curitiba ou Fortaleza.
Em função do custo optei por Curitiba.

Alguém me disse que Curitiba é outro pais (né, Ronaldo Reis?!) e realmente esta é a sensação que tive quando cheguei lá.
Graças a Deus levei um bom casaco e botas pra mim e pra meus acompanhantes (marido e filho).
Demorei um pouco, mas depois de tanto procurar, achei uma passagem muito barata, tipo 100,00 ida e volta e comprei. Parcelei e fomos pagando.

Descobri que a empresa que eu trabalhava tinha convênio com alguns hotéis para seus empregados e alguém comentou comigo que esse desconto também poderia ser usado quando fosse de férias, a passeio e que havia hotel que dava cortesia para o cônjuge. Busquei e encontrei um ótimo hotel, com um belo café da manhã. Tive que pagar uma micharia pra colocarem uma cama extra pra meu filho no quarto e eles tinham direito a café da manhã também.
Não passamos apertado nem nada. Meu marido ficou abismado e me disse: “quando você quer, você consegue, né?!” E lá fomos nós!!

Pegamos um ônibus no aeroporto e soltamos na praça a umas duas quadras do hotel.
Acordamos no dia seguinte cheios de gás. Havia um ônibus que fazia um tour pela cidade (acho que ainda há) e pagava-se uma passagem e tinha direito a três ou quatro paradas em lugares turísticos. Na época devia custar uns 12,00 reais por aí.
Pegamos o ônibus e visitamos o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e um ou dois dos lindos parques da cidade.
Tomávamos um café reforçado oferecido pelo hotel, passávamos no mercado e comprávamos uns biscoitos ou outras coisas pra comer se desse fome e almoçávamos mais tarde, tipo umas 15h e a noite, lá pelas 20h, lanchávamos e íamos dormir.
Estávamos felizes naquele lugar na nossa primeira viagem em família.
Visitamos no dia seguinte o zoológico e uma feirinha de artesanato. Nos dias seguintes visitamos outros lugares, mas nos encantamos muito com o passeio de trem.
Quando fiz as minhas pesquisas sobre o lugar, descobri que havia um trem que fazia uma viagem bem legal e quis ir, mas a passagem era muito cara. Até que alguém me falou que eu poderia pegar o trem comum e fazer esta mesma viagem pagando uma passagem normal como morador do lugar. Só que o ônibus ia e vinha uma vez por dia, se não me engano. Então nós compramos a passagem e fomos.
O caminho é maravilhoso! Passa por uns penhascos entre a floresta e a gente vê a ribanceira lá embaixo toda arborizada. A vista do caminho é muito linda!
Descemos na cidade de Morretes porque o trem não estava indo até Paranaguá devido a manutenção dos trilhos. Chegamos lá, era uma cidade pequena, caminhamos pelo local, tiramos algumas fotos e encontramos um restaurante pra almoçarmos que servia uma iguaria especialidade do local. Era uma carne muito bem cozida, desfiada e que, contaram-nos, cozinhava-se debaixo da terra durante um longo período. Gostamos de conhecer a história e a saborosa iguaria.

Cidade de Morretes

Voltamos a tarde pra o hotel com a programação realizada deste dia.
No dia seguinte saímos a pé no centro da cidade e fomos conhecer o local. Tudo muito limpo e bem organizado.
Fomos até o shopping e almoçamos lá. Mais tarde começou a chover e voltamos pro hotel. No dia seguinte estava lá o dia lindo e seco de novo.
Assim, passamos uns 5 dias na cidade.
Voltamos pra casa e aquela foi uma viagem que jamais esquecerei.
Hoje, quando alguém me pede indicação sobre pra onde viajar gastando pouco, indico Curitiba.
Depois disso já voltei lá mais umas três vezes, pelo que me recordo.
Assim que puder, voltarei lá de novo pra matar a saudade do que vivi.

Dica:
Quando devo alugar um carro?!
Tem lugares que não há necessidade de alugar carro porque só atrapalha. Em Nova York, por exemplo, andamos muito a pé, pois é tudo lindo e perto e o trânsito é horrível. Além disso tem metrô pra tudo que é lado.
Em Curitiba o trânsito é tranquilo, mas dá pra fazer tudo por transporte urbano e é bem mais barato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *