Saiba quem foi Adriano Nobre de Almeida

 

 

O quinto obreiro ordenado ao ministério pastoral em Belém foi Adriano Nobre de Almeida quando já se haviam passado cinco anos desde a fundação da Assembleia de Deus.

Nobre fora um crente presbiteriano, filho de seringueiros paraenses, nascido em Pacatuba-CE, em 1883. Era comandante de navio da Companhia “Port of Pará”. Por falar inglês, ele serviu como intérprete para Gunnar Vingren e Daniel Berg quando chegaram a Belém-PA, em novembro de 1910, apresentado aos recém-chegados por seu primo Raimundo Nobre, então evangelista da Igreja Batista de Belém. Foi Adriano Nobre quem também ministrou aos pioneiros as primeiras lições de língua portuguesa, tendo se tornado depois um obreiro valoroso a serviço do Movimento Pentecostal. Ele levou Vingren e Berg para passarem alguns meses nas ilhas, num local chamado Boca do Ipixuna, no rio Tajapuru, ficando hospedados no quarto de Adrião Nobre, irmão de Adriano. Quando Frida Vingren chegou em 1917, ele também foi seu professor de português.

Foi consagrado pastor em 1916 por Vingren e quando este fez a sua primeira viagem à Suécia entre 1915 e 1917, Nobre ficou dois anos como pastor da igreja de Belém. O nascimento da Assembleia de Deus em três estados brasileiros recebeu a contribuição do trabalho evangelístico de Adriano Nobre.

Por volta de 1914 -1915 ele foi enviado pela igreja de Belém ao sertão do Ceará para dar prosseguimento ao trabalho iniciado por Maria Nazaré, na Serra de Uruburetama.

Em 1916, ele também foi enviado a Recife-PE pela igreja de Belém a fim de estabelecer os primeiros trabalhos pentecostais permanecendo ali até 1918. Em Natal – RN, quando os primeiros crentes desejaram ser batizados em águas, o obreiro enviado pela igreja de Belém para realizar o batismo no rio Potengi foi Adriano Nobre. Ele permaneceu naquela nascente igreja entre os anos de 1918 e 1919.

Editou a primeira edição da Harpa Cristã publicada em 1922 em Recife-PE, que passou a ser o hinário oficial das Assembleias de Deus. Na atual Harpa Cristã seu nome consta como autor da versão de diversos hinos: 02 (Saudosa Lembrança), 03 (Plena Paz), 10 (Eu te Louvo)  e 413 (Meu Pastor).

Na edição de dezembro de 1923 do jornal Boa Semente, na página 4, há um aviso para se solicitar exemplares da Harpa Cristã ao pastor Adriano Nobre que se achava em Nova Cruz, no Rio Grande do Norte.

Quando em 1924 os primeiros crentes pentecostais do Rio de Janeiro se reuniram para organizar a Assembléia de Deus na sua capital, convidaram Adriano Nobre para o pastorado da igreja, mas ele não aceitou.

Em seu intenso trabalho evangelístico, Nobre sofreu duras perseguições e privações.

Celina, filha de Nobre, foi esposa do falecido pastor Antônio Augusto Rocha e mãe do pastor Davi Nobre Rocha, respectivamente antigo e atual pastores da AD de Rio Comprido-RJ.

Faleceu em 1938, no Rio de Janeiro, aos 55 anos, vítima de tuberculose.

 

Por Cristiano Barbosa

3 comentários em “Saiba quem foi Adriano Nobre de Almeida

  • 18/07/2020 em 22:05
    Permalink

    MEU AVÔ ADRIANO
    PAI DA MINHA MÃE , CELINA NOBRE ROCHA CASADA COM ANTONIO AUGUSTO ROCHA

    PATRIARCA DE UMA GRANDE FAMILIA DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO DE JANEIRO , SITO
    CAMPO DE SÃO CRISTOVÃO 338
    ONDE FUI APRESENTADO AOS SERVOS DE DEUS NA IGREJA NO ANO DE 1946 .
    NASCI EM 26 DE ABRIL DE 1946
    HOJE SIRVO A DEUS NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL , FAÇO PARTE DA ADMINISTRAÇÃO NO CONSELHO FISCAL . DEUS ABENÇOE A TODOS .

    Resposta
    • 19/07/2020 em 15:25
      Permalink

      Amém. Que bênção.
      A contribuição de Adriano Nobre ante ao início da história das AD’s teve grande destaque. Feliz por ter seu neto aki neste site. Deus te abençoe.

      Resposta
    • 26/07/2020 em 17:08
      Permalink

      Prezado Carlos Augusto, Você sabe que seu falecido avô escreveu um livro chamado “O Lar Cristão”? Ele foi publicado em 1929. Caso saiba e se alguém da família tiver ou souber quem tem um exemplar desse livro, tenho bastante interesse no mesmo.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *