Você nunca sabe até aonde sua voz vai chegar
Normalmente algumas pessoas esperam em meus textos aquele bom então de humor das minhas “CrôMicas”, porém hoje quero contar algo de sobrenatural que ocorreu comigo. Interessante é que este fato foi relacionado à minha área profissional: as comunicações.
Primeiramente, um pouco da minha história: desde os meus 13 anos de idade tive a oportunidade de estar palestrando de alguma forma no colégio, mesmo que prematuramente e fazia isto nos horários vagos. Pela falta de professores eu via oportunidades de falar do amor de Deus para outros jovens da mesma idade que eu.
Já os 18 anos de idade tive oportunidade de ministrar a palavra de Deus em igrejas, eventos e congressos.
Certa ocasião fui convidado para pregar num pequeno bairro do município de São Pedro da Aldeia, conhecido na região dos Lagos. Era uma congregação-igreja de onde sou membro ha 35 anos. Eu já tinha tido uma experiência até engraçada que deixarei para uma outra ocasião. Neste mesmo bairro fui convidado pelo pastor Francisco para ministrar a palavra no local chamado Mercado Verde; coloquei o meu jaquetão – típico dos anos 90 – e minha gravata super discreta do Pernalonga e fui até São Pedro preparado para ministrar as Escrituras. Confesso que não me lembro do conteúdo do sermão, porém tenho certeza que era evangelístico. Comecei a minha palestra utilizando todo o conhecimento que havia adquirido no seminário.
Em dado momento de minha mensagem falei a seguinte frase:
—Pregue o evangelho! Sua voz poderá ser ouvida onde você nunca possa imaginar! Às vezes pensamos que não estamos sendo ouvidos ou a nossa mensagem não está chegando ao destinatário final, achamos que estamos perdendo tempo ou jogando “pérola aos porcos”, como Jesus havia falado.
Porém, um detalhe interessante em parênteses de nossa história: a igreja estava estreando um novo microfone sem fio.
Sabemos que o processo de funcionamento deste microfone funciona através de ondas sonoras que permitem mais flexibilidade ao orador. Antenas potentes recebem as ondas sonoras que as transmitem pelas caixas acústicas. Deixando meu parco conhecimento de equipamentos eletrônicos, prosseguiremos nossa história.
Durante a pregação muitos sons e interferências de rádio estavam em conflito com as caixas acústicas, pensamos até em desistir de usar aquele novíssimo aparelho que a igreja havia adquirido com muito sacrifício, porém, graças a Deus, houve estabilidade e pudemos terminar a mensagem.
Em meu discurso, dizia: “povo de Campo Redondo”, e não “Igreja em campo redondo!” Não sabia porque repetidamente, utilizava esta expressão.
Terminei o discurso quando, de repente, um jovem veio ao ouvido do pastor que sentava na primeira fila e disse algo ao seu ouvido que nitidamente demonstrou espanto e olhos arregalados. Mesmo ainda sob o púlpito fiquei curioso para saber o porquê daquele rapaz que havia sumido durante o culto cochichou ao reverendo. Confesso que minha curiosidade era grande.
Pensei: Xiiii, acho que falei algo errado…
Ao final do culto, naquele famoso cachorro-quente com Kisuco de Groselha, o pastor nos contou o que aconteceu:
— Durante a mensagem do irmão Alexandre todas as emissoras de TV da região ficaram fora do ar. O incrível foi que as mesmas transmitiram toda mensagem do irmão, isto é, O ÁUDIO QUE SAÍA DO SEU MICROFONE FOI TRANSMITIDO EM TODAS AS TVs QUE ESTAVAM LIGADAS! E parte da REGIÃO DOS LAGOS (São Pedro da aldeia, Iguaba e Cabo Frio) que estivessem com suas TVs ligadas receberam o conteúdo pregado pelo irmão Alexandre.
Disarte! Agora eu que já tenho o olho arregalado fiquei com ele maior ainda. A mensagem evangelística talvez tenha alcançado a milhares de pessoas naqueles municípios próximos esó aí que eu entendi o porquê eu falava “povo de campo redondo“.
Pode ser que você não acredite nesta história que aconteceu comigo, mas a lição que aprendo é que não importa quantas pessoas você acha que estejam ouvindo suas palavras, elas podem alcançar o número maior do que imagina!
Vocês conhecem MORDECAI HAM? Mas BILLY GRAHAM vocês conhecem, não é? MORDECAI HAM foi quem pregou para Billy, um ilustre desconhecido em comparação a obra de GRAHAM. Depois de convertido, Graham pregou o Evangelho a mais pessoas em audiências ao vivo do que qualquer outro na história – quase 215 milhões de pessoas em mais de 185 países e territórios.
Na paz,
Alexandre Passos.
Que história interessante Alexandre! Eu creio sim, Deus continua operando de maneiras que nem sempre compreendemos, mas quando mantemos a humildade e nos deixamos ser usados, o resultado é sempre extraordinário! Que Deus continue te abençoando!
Muito bm parabéns professor Alexandre Passos;
Interessante esse acontecimento, mas quem conhece o amor de Deus e seu Poder sabe que ele faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
Ótimo texto
Que mensagem maravilhosa! É verdade, nunca sabemos aonde podemos ir com a nossa voz. Essa história e prova disso é mais ainda a história de Morde aí Ham.
Vamos abrir a nossa boca e proclamar a boa nova!