OB Portus: um vento a favor

Muito nestes dias devem se perguntar: Como vencer esta CRISE?

Como disse esta semana em um dos meus artigos, é preciso transformar os momentos de DIFICULDADE em MOVIMENTOS PARA OPORTUNIDADES. “Enquanto uns choram, outros vendem lenços.”

O caminho de soluções está dentro de cada pessoa dado pelo Espírito. Se ficarmos desanimados não poderemos reagir. Como dizia nossa vó: “Saco vazio não pára em pé!”
Temos que nos alimentar intelectualmente, espiritualmente para permanecermos “de pé” Nessa vida difícil, te digo: As coisas não são fáceis!
Não podemos nos entregar às dificuldades, reagir é essencial! Ficar parado não resolve nada. Veja o que a Bíblia Sagrada diz: “Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.”
(Eclesiastes 11:4)

As Escrituras dizem mais: “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,  e a perseverança a experiência, e a experiência a ESPERANÇA;  e a ESPERANÇA não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5. 3-5).

Um exemplo é o momento em que escrevo este texto; neste momento eu estou em uma crise muito forte de refluxo e azia; são 4:51 minutos AM e estou tendo a OPORTUNIDADE de escrever este texto que poderá abençoar você! Complicado, não?

Deus permite até que nós tenhamos dificuldades para “parar um pouco na madrugada e receber inspiração”
Talvez só estaria roncando até a manhã sem produzir!

Mas voltemos ao vento.
O vento é trazido pelo Espírito Santo, ele vai trazer sabedoria para compartilhar coisas boas. Vejam este trecho da Bíblia: Os discípulos estavam nervosos, angustiados pela perseguição que sofriam, foi neste momento que o Cristo ressurreto disse estas palavras:

“… PAZ SEJA CONVOSCO; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 
E havendo dito isso, ASSOPROU sobre eles, e disse-lhes: RECEBEI O ESPÍRITO SANTO.”
(João 20.22-23)

Não podemos esquecer que a vida surgiu de um sopro dado por Deus! Aqui, o mestre faz a mesma coisa com seus seguidores. Ele os anima! Para finalizar, olha que interessante que descobri: a origem da palavra oportunidade vem do nome de um vento. Os romanos tinham o hábito na Antiguidade de dar nome aos ventos. E um vento que eles apreciavam imensamente, que levava o navio em direção ao porto, era chamado de OB PORTUS, o “vento oportuno“.
O que é portanto oportunidade?
É quando você pega o vento favorável, aquele que o leva para o porto.

Jesus assoprou nos trazendo oportunidades para mudanças. Dificuldades nos permitem crescer! Cresçamos nas dificuldades, aprendamos na quarentena! Vamos em frente! Guiados pelo vento do Espírito!

Na paz,

Alexandre Passos

2 comentários em “OB Portus: um vento a favor

  • 05/04/2020 em 13:05
    Permalink

    Uma coisa que admiro em um texto é quando ele nos força a reflexão e Alexandre tem conseguido isso com sucesso , parabéns

    Resposta
  • 28/04/2020 em 22:40
    Permalink

    Glória a Deus….
    Aprendemos muito com tais situação.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *