O que levar de vestuário para uma viagem em local de frio?
Viajar pra lugares frios é pode ser mais barato e complicado.
Já vivi muitas situações inusitadas nestes ambientes.
Deixa eu te contar uma história.
Uma vez em Berlim, estava uma temperatura perto de zero graus e ventando. O vento é o pior, porque parece sempre muito mais frio.
Quando naquela manhã resolvemos sair do hotel, meu marido falou que não iria porque estava muito frio, mas eu e minha sobrinha, que viajava conosco, resolvemos que iríamos sem ele, mas quando fomos passar naquela porta giratórias do hotel pra alcançar a rua, a gente foi, literalmente, empurradas pra dentro de novo. Estávamos bem aparamentamos, de touca, roupas terminas, luvas, cachecol…mas ficou difícil sair.
Resolvemos aguardar um pouco e ficamos no saguão do hotel até umas 11h. Já estava um pouco mais quente e meu marido resolveu nos acompanhar, até porque queríamos almoçar.
Saímos, visitamos a estação de trem onde tinha umas lojas e restaurantes. Almoçamos e para nos prevenirmos, compramos umas rosquinhas “Donut’s” pra tomamos café no dia seguinte no quarto.
Quando saímos da estação estava começando a cair uma chuvinha fininha, que estava apertando. Quando olhamos para o céu estava tudo preto e resolvemos dar uma corrida até o hotel que era perto. O vento soprava e chegava uivar carregando aquela chuva fina que não nos deixava enxergar e parecia queimar o nosso rosto e invadir nossas narinas nos congelando por dentro. Atravessamos uma rua larga correndo e quando cheguei do outro lado, as minhas pernas estavam duras feito uma pedra. Parece que meu sangue e meu corpo todo havia congelado. Estava de botas, mas não conseguia dar um passo. Meu marido teve que me pegar nos braços e me carregar.
Na hora foi o maior terror, mas depois rimos muito do ocorrido.
Bem, não sou uma consultora de viagens, mas gosto de viajar e quero te ajudar com algumas dúvidas que possa ter quanto ao que levar de vestuário.
Se for viajar no frio, busque um período que não esteja abaixo de zero…rsrs. E observe também se não venta muito.
Você consegue saber isso com uma pesquisa na internet.
Aliás, consultar internet pra viajar é uma boa dica. Quanto aos lugares, clima, alimentação local, diversão, compras. É muito melhor a viagem quando fazemos o dever de casa e
perguntamos pro tio “Google”.
Sempre faço a consulta e crio um roteiro. As vezes não sigo o roteiro todo, mas sei exatamente o que posso fazer no local e faço minhas escolhas em cima de uma pesquisa prévia.
O frio é muito comum na Europa e algumas partes do mundo, inclusive, nos EUA.
Vamos a algumas dicas:
Casaco:
Levar no mínimo três casacos. Não aqueles que usamos aqui no Brasil, mas casacos mais quentes. Aqueles casacos tipo “boneco de posto” são ótimos para aquecer neste frio intenso. Descobri em minhas viagens que existem três tipos (do que aquece menos ao que aquece mais).
Caso não tenha um destes mais quentes, use um deste tipo que usamos aqui no Brasil mesmo, coloque sob ele uma blusa de lã ou mais quente por baixo.
Blusas térmicas:
Nestas temperaturas muito baixas, uma blusa térmica faz toda a diferença. Basta ter uma e colocá-la sob o casaco. Mas antes tome um banho bem quentinho para que ela mantenha seu corpo assim. Estas camisas são bem fáceis de lavar e você pode lavá-la na pia do hotel mesmo, colocando-a pra secar e reutilizando-a todos os dias que necessitar. Não são muito fáceis de comprar no Brasil. Comprei a minha na última viagem a Nova York e custou 12 dólares.
Caso não tenha a mão
Aquecer as pernas:
Gosto de levar calças jeans. Levo sempre duas de cores diferentes. O jeans é bom que veste com qualquer coisa. Escolho aquelas mais largas e confortáveis. Porque sempre coloco alguma coisa sob ela (uma leggin, meia calça, ceroulas ou uma calça térmica) dependendo do frio. Até porque ela fica gelada se não houver nada embaixo.
Também levo só meias de cano médio a alto, porque não há nada pior do que sentir aquele friozinho no tornozelo. Meia invisível que tanto usamos no Brasil, não serve.
Acessórios:
Luvas são sempre bem vindas. Prefira as de lã. Existem umas que o dedo indicador fica de fora e fecha com um botão, esse pequeno detalhe ajuda no uso do celular ou segurança ao segurar alguma coisa.
Cachecol ou echarpes – existem muitos lindos. Aproveite pra atrasar. De novo os de lã são os melhores e mais quentinhos.
Chapéu, gorro ou touca:
Excelentes para cobrir a cabeça e as orelhas. O que faz o frio piorar é o vento. Eu até aguento muito bem o frio, mas se venta, acabou pra mim, perco totalmente o ânimo.
Se venta, o uso de chapéu não é recomendado porque voa. Eu tenho gorro e touca mesmo. Os casacos com touca são muito bons também.
Calçados:
Acho que eu não precisava dizer que a bota ou galocha (se tiver chovendo ou não) é sempre o melhor recomendado. Mas podemos levar um tênis confortável e dê preferência para tênis de caminhada bem confortável.
Algumas pessoas ficam na dúvida sobre como compor as vestimentas ou as combinações diárias. Eu diria que podemos escolher o que usar a partir do calçado que iremos levar. Porque normalmente não temos muitas opções de calçados nestas condições de frio (somos tropicais…rsrs). Como escolhemos jeans, fica muito mais fácil porque praticamente tudo fica bem com jeans.
Galera, na próxima postagem daremos mais dicas e/ou contaremos novas histórias. Fica de olho aqui!
Por Lúcia Franco
Eu adoro viajar para lugares frios. A blusa e calça térmicas hoje são facilmente encontradas em loja de esportes de aventura, bem como luvas e gorros que seguram temperaturas negativas. Eu costumo vestir assim: primeiro a blusa térmica, depois uma camiseta ou blusa comum (opcional). Por cima um fleece, que sao aqueles casacos molinhos mas bem quentes (usamos muito em trilha de montanha) e por ultimo um anorak ou corta vento, que vai proteger do vento e é respiravel, fazendo com que o suor seja jogado para fora dele. Tudo isso compro nessas lojas de esportes de aventura. E quando preciso de um casaco ainda mais pesado deixo pra comprar no destino que normalmente sai muito mais barato que aqui. Na volta, coloco à venda.