Conheça a biografia do Pr. Julião Pereira da Silva
Julião Pereira da Silva (1874-1938), pastor, músico, dirigente de Assembléias de Deus no Pará e antigo líder da Assembleia de Deus em Fortaleza-CE. Converteu-se ao evangelho num domingo de janeiro de 1920, na AD em Belém (PA), depois de ouvir a mensagem sobre a “Rocha da Salvação”, pregada pelo missionário Samuel Nyström. Quatro homens aceitaram a Cristo naquela ocasião, sendo Julião um deles. Ele era sargento músico da brigada militar da polícia. Samuel Nyström o conhecia de vista, porque ele era irmão de uma das primeiras crentes daquela igreja, a esposa do pastor Antônio Rego Barros.
Desde a sua conversão, mostrou-se sempre sincero e era pontual. Muitas vezes, chegava às vigílias de oração já alta noite, vindo de deveres militares, pois era maestro de uma banda musical. Não tinha tempo de deixar a espada em casa, mas assim mesmo ia orar. Durante muito tempo, no princípio da fé, lutou contra uma enfermidade na garganta, mas foi curado por Deus.
Dois anos após sua conversão, foi separado diácono da AD em Belém. Nessa ocasião, ele participou da primeira escola bíblica das Assembleias de Deus, realizada de 4 de março a 4 de abril de 1922.
Em dezembro de 1924 foi ordenado pastor. Dirigiu várias igrejas depois de ser reformado do seu serviço na polícia, chegando ao posto de tenente. Trabalhou em outros estados do Norte, mas principalmente do Pará. Foi ameaçado de morte quando se levantou grande perseguição contra a igreja numa das cidades paraenses. Por um curto período, entre 1931 e 1932, dirigiu a nascente Assembleia de Deus em Fortaleza-CE.
Como músico, formou o primeiro coral da AD de Belém do Pará, com 17 componentes, que cantou pela primeira vez em 25 de dezembro de 1925, e foi fundado oficialmente em 28 de outubro de 1926. Teve também participação fundamental para a formação da terceira edição da Harpa Cristã, em 1932, pelas músicas que compôs e outras que arranjou, harmonizando-as, e escrevendo os primeiros 400 hinos para serem mimeografados.
Pastor Julião Silva, faleceu em julho de 1938, aos 64 anos, quando pastoreava a AD em Pinheiros -PA, após alguns meses com parte do corpo paralisado.
Por Cristiano Barbosa
Créditos: Jacó Rodrigues Santiago