Viva e deixe viver!

Hoje fazem exatamente 106 dias que estamos em isolamento social. De uma hora pra outra, fomos obrigados a mudar nossa rotina, readaptando-as ao “Home Office”. Mas, como não deixar que esse confinamento afete prejudicialmente a convivência familiar?
Não é uma tarefa nada fácil conviver com indivíduos diferentes de nós por 24h todos os dias, mesmo sendo família – pai, mãe, filhos, avós, netos, marido e mulher, etc.
Como, então, estabelecer um ambiente saudável diante desta nova realidade?

Para início de conversa, precisamos entender que, TODOS nós possuímos imperfeições e vamos falhar com alguém em algum momento da nossa vida!
Portanto, de antemão, a primeira palavra que defino como importante neste processo é o Perdão. A Bíblia nos orienta em Colossenses 3.13 sobre perdoarmos uns aos outros, a fim de não guardarmos sentimentos ruins. Perdoarmos assim como o Pai fez isso conosco.
Quando a gente libera o perdão, mesmo muitas vezes estando certo, estamos nos livrando também de ressentimentos e cargas ruins, pesadas e negativas. Carregar tudo isso pode nos causar doenças psicossomáticas no futuro. Faça um favor a si mesmo: Perdoe! Se não conseguir fazer sozinho, peça ajuda ao Espírito Santo e livre-se desta bagagem desnecessária.

A segunda palavra que destaco aqui é a Paciência. Existe uma frase célebre que diz que a paciência é uma virtude, ou seja, uma qualidade. A Bíblia nos fala que essa qualidade é produzida pelo Espírito Santo (Gálatas 5.22). Qualquer pessoa pode adquirir, desde que esteja disposta.
Não é uma tarefa fácil, mas a quarentena é uma ótima oportunidade para desenvolvê-la na prática.

Empatia, que significa a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Essa é mais uma palavra que destaco como primordial neste período. O próprio Deus se fez homem por meio de Jesus, sentindo nossas dores, nossa humanidade para nos mostrar a maneira certa de viver (Filipenses 2.6 e 7)
Entender que seus familiares têm dias bons e maus, assim como você, é um belo exemplo de empatia!

Mas, não se engane! Não é possível praticar essas três palavras acima sem o Amor!
É por meio dele que perdoamos, somos pacientes e nos colocamos no lugar do outro.
Em 1 Coríntios 13, Paulo nos diz que quem ama não é egoísta, não guarda mágoa, mas suporta TUDO com fé, esperança e paciência.
Que tal praticar o que acabamos de refletir? Não permita que a convivência no seu lar seja pior do que o caos do lado de fora!
Quer mudança? Comece por você!
Abraços,
Camila Torres.

Um comentário em “Viva e deixe viver!

  • 27/06/2020 em 19:22
    Permalink

    Matéria excelente e a construção muito boa

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *