Como Funciona a Alma de um Compositor?
Tenho tido oportunidade de conversar e trocar ideias com bons compositores, tanto do segmento cristão, quanto do segmento popular. O que temos em comum?
Como funciona a alma de um compositor?
Hoje, ao me levantar, me fiz esta pergunta e confesso que fiquei um tanto quanto assustado por não saber responder de imediato. Mas percebi que tanto eu quanto os outros temos algo em comum. Somos como aqueles rádios antigos, que a sintonia era achada através dos giros de um determinado botão. Girava pra esquerda e pra direita até achar o ponto, aí tudo ficava nítido. Pois é, somos assim nas mãos de Deus, é dEle que vem toda a fonte de inspiração. Assim como os rádios, ficamos antenados quanto aos assuntos e coisas que nos rodeiam. De repente Deus nos trás uma percepção e aquela escrita se torna uma bela canção. Na Palavra, temos um exemplo clássico do rei Davi, um simples pastor do campo, que vivia sintonizado com Deus a ponto de ser chamado “um homem segundo o coração de Deus”. O segredo dele era consagrar ao rei o que compunha. Leiam:
“O meu coração transborda de boas palavras, dirijo os meus versos ao rei; a minha língua é qual uma pena de um hábil escriba” (Salmos 45:1).
Em algumas versões diz: “ao rei consgrago o que compus”. E, hoje, eu me dirijo a você, compositor ou não, que vive sem rumo, frustrado, vendo a vida passar… Levante-se! Deixe que o Rei dos reis escreva através da sua vida, uma belíssima história. Da sua boca basta apenas Ele ouvir: “Eis-me aqui…”
Que tal começar agora e ser uma caneta nas mãos do Mestre?
Pr. Moises Di Souza
Interessante…nunca me fiz essa pergunta, mas achei a resposta pra ela perfeita.
Que bom !!
Meu amigo poeta…
Uma visão esclarecedora.