Que tal aprender a programar uma viagem internacional?
A primeira coisa que faço é ver minhas reservas financeiras. Dependendo do valor que tenho disponível, posso me programar. Normalmente faço uma separação mensal mínima, assim sei até onde posso ir. Mas como é possível fazer a programação pra frente, pode ver o quanto pode gastar nessa missão nos meses seguintes e dar andamento a ideia.
Sabedora disso, passo a verificar na internet o que há disponível com bom preço e o período, para saber se poderei estar de férias no trabalho. Também escolho entre o tipo de férias, se praia, parques, campo, serra.
Quando faço uma viagem, tenho uma planilha que componho com previsão dos gastos de viagem (transporte, passeios, aluguel de carro, passagem, estadia, alimentação, compras, etc) e esta planilha tem um conversor para alteração da moeda -dólar, euro, etc. -, então tá sempre atualizada. Se vocês quiserem, posso disponibiliza-la. É só solicitar que envio.
No caso de uma viagem internacional, precisa verificar, passaporte, visto e vacinas exigidas. Existem outras coisas que devem ser dada atenção, como: seguro viagem, compra de moeda estrangeira, clima de onde vai na época, roteiro, etc. Esta viagem, principalmente se for a primeira, deve ser programada com no mínimo 12 meses de antecedência. O bom é que enquanto você vai programando, você vai sonhando e pesquisando o que quer conhecer.
Antes de comprar a passagem, precisa estar com o passaporte e visto em dia. Não se esqueça!
Com a passagem e estadia comprados, no decorrer dos meses seguintes você vai cuidando dos outros detalhes.
Dicas:
1 – você pode adquirir as passagens ou estadias com milhagens do cartão de crédito. Então, não deixe de verificar e não perca os seus pontos de milha;
2 – você deve verificar se o seu cartão de crédito não lhe garante o seguro viagem. Alguns cartões internacionais tem este benefício e alguns outros como direito a sala vip de aeroporto, seguro bagagem, desconto em aluguel de carro, etc.
3 – acompanhe a valorização da moeda e compre no melhor momento, com melhor preço e não compre todo o valor que quer levar de uma só vez.
4-um checklist de tudo que tem que fazer ajuda bastante. Enumere cada ação necessária e vá tocando, à medida que vai cumprindo cada uma. Coloque nos mínimos detalhes;
5 – reserve uma pastinha pra ir colocando todas as coisas do assunto viagem: tipo passaporte, voucher de estadia, passagem aérea, dinheiro, etc. coloque junto também o checklist para ir “tickando” a medida que vai cumprindo.
Bem, por hoje é isso aí. Espero que gostem e se quiserem mais detalhes ou a planilha que costumo fazer, basta encaminhar a solicitação com endereço de e-mail nos comentários que encaminho.
Um forte abraço e na próxima postagem, vou te contar uma história de viagem, inacreditável!!
Até lá!!