OB Portus: um vento a favor
Muito nestes dias devem se perguntar: Como vencer esta CRISE?
Como disse esta semana em um dos meus artigos, é preciso transformar os momentos de DIFICULDADE em MOVIMENTOS PARA OPORTUNIDADES. “Enquanto uns choram, outros vendem lenços.”
O caminho de soluções está dentro de cada pessoa dado pelo Espírito. Se ficarmos desanimados não poderemos reagir. Como dizia nossa vó: “Saco vazio não pára em pé!”
Temos que nos alimentar intelectualmente, espiritualmente para permanecermos “de pé” Nessa vida difícil, te digo: As coisas não são fáceis!
Não podemos nos entregar às dificuldades, reagir é essencial! Ficar parado não resolve nada. Veja o que a Bíblia Sagrada diz: “Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.”
(Eclesiastes 11:4)
As Escrituras dizem mais: “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a ESPERANÇA; e a ESPERANÇA não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5. 3-5).
Um exemplo é o momento em que escrevo este texto; neste momento eu estou em uma crise muito forte de refluxo e azia; são 4:51 minutos AM e estou tendo a OPORTUNIDADE de escrever este texto que poderá abençoar você! Complicado, não?
Deus permite até que nós tenhamos dificuldades para “parar um pouco na madrugada e receber inspiração”
Talvez só estaria roncando até a manhã sem produzir!
Mas voltemos ao vento.
O vento é trazido pelo Espírito Santo, ele vai trazer sabedoria para compartilhar coisas boas. Vejam este trecho da Bíblia: Os discípulos estavam nervosos, angustiados pela perseguição que sofriam, foi neste momento que o Cristo ressurreto disse estas palavras:
“… PAZ SEJA CONVOSCO; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E havendo dito isso, ASSOPROU sobre eles, e disse-lhes: RECEBEI O ESPÍRITO SANTO.”
(João 20.22-23)
Não podemos esquecer que a vida surgiu de um sopro dado por Deus! Aqui, o mestre faz a mesma coisa com seus seguidores. Ele os anima! Para finalizar, olha que interessante que descobri: a origem da palavra oportunidade vem do nome de um vento. Os romanos tinham o hábito na Antiguidade de dar nome aos ventos. E um vento que eles apreciavam imensamente, que levava o navio em direção ao porto, era chamado de OB PORTUS, o “vento oportuno“.
O que é portanto oportunidade?
É quando você pega o vento favorável, aquele que o leva para o porto.
Jesus assoprou nos trazendo oportunidades para mudanças. Dificuldades nos permitem crescer! Cresçamos nas dificuldades, aprendamos na quarentena! Vamos em frente! Guiados pelo vento do Espírito!
Na paz,
Alexandre Passos
Uma coisa que admiro em um texto é quando ele nos força a reflexão e Alexandre tem conseguido isso com sucesso , parabéns
Glória a Deus….
Aprendemos muito com tais situação.