50 Anos do Rock Evangélico no Brasil: 1980 – 1999

Por Salvador de Souza

Ao vermos o rock evangélico dos anos 80, nota-se algo interessante: a maioria dos cantores e grupos dos anos 70 que prosseguiu em atividade não deu continuidade ao rock que fazia. É como se os pioneiros não tivessem aguentado a pressão ou deixado a moda. Por outro lado, surgiram novos cantores e bandas pop que exploraram o rock em seus discos.

A banda Rebanhão lançou os LP’s “Mais Doce que o Mel” (1981) e “Luz do mundo” (1983), que têm várias faixas dedicadas ao rock. Depois de sair do Rebanhão, Janires foi para Belo Horizonte onde criou a Banda Azul, lançando em seguida o aclamado LP “Espelho nos Olhos” (1986), que tem rock. A Banda Azul, sem o Janires, lançou ainda o LP “Final do Túnel” (1989), que é um disco com mais da metade das faixas dedicadas a este ritmo.

É também em meados dessa década que a banda carioca Sinal de Alerta começou suas atividades. Provavelmente essa é a banda que mais gravou canções de rock até 1989. Lançou seu primeiro LP em 1985, só com o nome da banda. Em seguida lançou mais 3 LPs onde gravou várias faixas de rock: “Volume 2” (1986), “Manhãs de Outono” (1987) e “Frágil e Pequenina” (1988).

Outros grupos que merecem destaque é grupo Vida Abundante que gravou rock nos LPs “Vem para a Águas” (1983) e “Coragem” (1987). Ainda em 1988, a banda Legenda lançou seu imponente LP “O Dia Final” (1988) e a banda Catedral lançou seus primeiros primeiros LPs: “Você” (1988) e “Aos Ouvidos dos Sensíveis de Coração” (1989). Por fim, a banda Katsbarnea lançou a fita K7 “O som que te Faz Girar” (1989).

Tivemos 3 cantores interessantes por terem um vocal que lembra, em algumas canções, o do Elvis Presley. Rock pode ser ouvido nos seguintes LPs que o Adilson Lopes lançou: “Paz no Vale” (1982), “Lindo Lugar” (1986), “O Sangue de Jesus me Libertou – versão 2” (1987). O rock estilo anos 60 do Ivanildo Silva pode ser melhor apreciado nos LPs “Deus Ama Você” (198?) e “Ele é Jesus” (198?). E quanto ao Martin Lutero é possível ouvir rock nos 3 álbuns que lançou nos anos 80: “Ponte Sobre as Águas Turvas” (1984), “Energia” (1987) e “Estações” (1989).

Outro cantor que a vale a pena ressaltar é o Abe Huber que lançou um LP, sem título, em 1986, pela Bompastor, com músicas típicas do agitado rock oitentista.

 

ANOS 90 (1990-1999)

 

O rock evangélico começa a todo vapor no início dos anos 90, em função especialmente do Movimento Gospel iniciado em 1989. Esse acontecimento motivou, especialmente, os jovens a gravarem mais rock e até formarem grupos que pudessem realmente serem chamados bandas de rock. É a partir desse movimento que a música evangélica ganha um novo sinônimo – música gospel – e, consequentemente, é daí que surge a expressão rock gospel.

O rock evangélico ficou mais pesado e variado, além de focalizar canções de cunho mais evangelístico. Inúmeras bandas surgiram e gravaram discos, entretanto uma boa parte dessas bandas não obtiveram projeção nacional, o que inviabiliza ter dados mais precisos da grande produção de discos nessa década.

Bandas surgidas na década anterior intensificaram sua produção de rock. Cito, por exemplo: a banda Rebanhão (RJ) como se pode notar nos LPs: “Princípio” (1990), “Pé na Estrada” (1991) e “Enquanto é Dia” (1993). Também é o caso da banda Sinal de Alerta (RJ) que lançou mais 3 discos: “Tendência” (1990), “Garotos e Garotas” (1994) e “Levante Seus Olhos” (1999). Já a banda Complexo J (RJ) lançou mais 4 discos: “Arte Final” (1990), “Volume III” (1991), “Riqueza de Sons” (1993) e “Volume V” (1997).

Algumas bandas pop, se aventuram gravando algumas faixas de rock como se pode ouvir nos discos da banda Atos 2 (Kadoshi), Banda Azul (MG), Raízes (DF), Semeando (RJ) e Tempus (RJ). Por outro lado, inúmeras bandas de rock surgiram e lançaram discos, tais como: Akza (DF), Átrios (RJ), Blessin’g Roll (RJ), Conexão Jesus (PR), Filho (MG), Heaven (SP), Herdeiros (GO), Kadesh (DF), Liberdade De Expressão (Mg), Ligação (PR), Louvor, Arte & Cia (SP), luz (SP), Matéria Prima (GO), Pedra Angular (SP), Red Sun (MG), Renovo (DF), Virtude (DF) e Zion (PR). Diversos cantores, também, gravaram rock tais como o Brother Simion, Carlinhos Felix, Enock Lou (MG), Mac, Paulinho Makuko (SP), Sagrado (RJ), Katsbarnea (SP), Livre Arbítrio (DF), Metal Nobre (DF), Oficina G3 (SP), Resgate (SP) e Stauros (SC). Essas bandas ganharam espaço em grandes gravadoras do meio evangélico e chegaram a vendagens expressivas de LPs e CDs. O Catedral é a que teve a maior produção de rock da década, com 11 discos lançados. Duas delas perderam seus vocalistas originais como no caso do Katsbarnea, que teve a saída do Brother Simion e do Paulinho Makuko, os quais foram para a carreira-solo cantar pop/rock. Já o Oficina G3 perdeu o Túlio Regis e o Manga. Mesmo assim essas bandas seguiram em frente com novos vocalistas.

Acompanhe o cenário do rock dos anos 2000 a 2010 na nossa próxima coluna.

Confira no link abaixo nossa primeira coluna sobre a origem do rock cristão no Brasil:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *